Receitas para o Sucesso

sábado, julho 29, 2006

Já virou rotina! Quantas dietas diferentes você tentou seguir? Elas vêm e vão. Sempre tem uma dieta que está na moda. Todo mundo tenta; alguns vêem resultado, outros não. A maioria acaba concluindo que no final os resultados desaparecem e tudo volta a ser como antes. Da dieta do abacaxi à dieta Atkins, já se inventou de tudo!

A autora americana Ellen White escreveu, há mais de 150 anos, que são 8 os principais componentes de uma vida saudável: água em abundância, ar puro, exercício regular, exposição à luz solar, repouso adequado, alimentação saudável, confiança em Deus. De todos esses, a alimentação saudável possivelmente seja o mais complexo de se obter. Complexo, talvez, porque ninguém nasce sabendo como se nutrir com outros alimentos além do leite materno; pela variedade de alimentos disponíveis; pela infinita possibilidade de combinações e maneiras de preparação; pelos gostos individuais; pelas necessidades diferentes que as pessoas diferentes têm; pelas limitações que ainda existem no conhecimento da natureza, tanto do ser humano como das plantas.

O que fazer? Três refeições ao dia na lanchonete e não se fala mais nisso? Não! A alimentação exerce um papel fundamental em nosso comportamento e saúde. “Os que comem e trabalham com intemperança e irracionalidade, falam e agem irracionalmente. Um homem intemperante não pode ser um homem paciente. Não é necessário ingerir bebidas alcoólicas para ser intemperante. O pecado do comer intemperante, do comer com demasiada freqüência, do comer demais e alimentos ricos e não saudáveis, destrói a saudável ação dos órgãos digestivos, afeta o cérebro, perverte o juízo, impedindo o pensamento e a ação racionais, calmos, saudáveis.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 50.

Dr. Andrew Weil, médico e escritor de best-sellers como Eight Weeks to Optimum Health, apresenta 7 princípios que servem de guia para nossa alimentação.
1. Temos que comer para viver.
2. Comer é uma das principais fontes de prazer.
3. Comidas podem ser saudáveis e apetitosas ao mesmo tempo.
4. Comer é uma parte importante da interação social.
5. A alimentação reflete e define nossa identidade cultural e pessoal.
6. A alimentação é uma determinante da nossa saúde.
7. Mudar a alimentação é um método para tratar doenças e restaurar a saúde.

Numa era em que se fala tanto em combustíveis alternativos, a ciência continua a comprovar que no caso dos seres humanos não existe um “combustível alternativo”. A melhor dieta é a original.

“Deus forneceu ao homem abundantes meios para a satisfação de um apetite não pervertido. Estendeu diante dele os produtos da terra – bela variedade de alimentos agradáveis ao paladar, e nutritivos para o organismo. Dessas coisas nosso benévolo Pai celeste diz que podemos comer livremente. Frutas, cereais e verduras, preparados de maneira simples, livres de especiarias e gordura animal de qualquer espécie, fazem com leite ou nata, o regime alimentar mais sadio. Nutrem o corpo, e dão um poder de resistência e um vigor de intelecto não produzidos por um regime estimulante.” – Conselhos Sobre Saúde, págs. 114 e 115.

Quando estiver planejando a sua alimentação lembre-se de 3 palavras fundamentais: variedade, moderação e equilíbrio.

Qualquer que seja o seu objetivo na vida, a estrada para o sucesso passa, logo no seu começo, pela cozinha.

0 comentários: